A dermatite atópica é um processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam bastante e, em alguns casos, descamam a pele.
É uma doença não contagiosa, pode estar associada a outras atopias, como bronquite, asma e rinite. Geralmente se inicia na infância e vai ficando mais branda na fase adulta.
Normalmente se localizam na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo das crianças maiores e dos adultos.
Causas da Dermatite Atópica
São vários os fatores possíveis, que inclusive podem variar de pessoa para pessoa, as causas reais ainda são desconhecidas.
Acredita-se que predisposição genética e histórico familiar de atopias influenciam o aparecimento da enfermidade. Além da disbiose intestinal e do fator emocional, como a incapacidade em lidar com os acontecimentos externos, associada à insegurança e ao medo. Geralmente as pessoas que sofrem de dermatite atópica são irritadiças, ansiosas e nervosas.
Outra possível causa, pode ser uma combinação entre pele seca e irritável e o mau funcionamento no sistema imunológico do corpo.
O contato com materiais ásperos, poeira, detergentes, produtos de limpeza em geral, roupas de lã e tecido sintético também podem estimular a doença.
Sintomas
A Dermatite atópica geralmente começa nos primeiros meses de vida, seus sintomas vão variando conforme a idade do paciente.
Na fase inicial da doença surgem áreas vermelhas, exsudativas e crostosas e, às vezes, bolhas, já na fase crônica o ato de coçar e esfregar origina áreas que parecem secas e ressecadas.
Além do ressecamento, surgem erupções e crostas e os pacientes sentem muita coceira. É um ciclo vicioso, pois quanto mais resseca, mais coça. E quanto mais você coça, mais gera irritação.
A dermatite pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas os locais mais comuns são:
- Dobras de pele (cotovelos, atrás dos joelhos, e etc)
- Mãos
- Pescoço
- Pés
- Rosto
- Costas
- Peito
Tratamento
Não existe cura para a dermatite atópica, porém os sintomas podem ser amenizados através do uso de medicamentos e alguns cuidados com a pele.
Alguns cuidados necessários com a pele:
- Manter a pele sempre hidratada, utilizando cremes para peles sensíveis e secas;
- Tomar banhos rápidos, não muito quentes e com pouca aplicação de sabonete;
- Manter as unhas dos mãos curtas, para minimizar o ato de coçar e assim reduzir o risco de infecção;
- Aplicar cremes hidratantes imediatamente depois do banho, enquanto a pele ainda estiver úmida.
De acordo com a Drª Fabiane Cosendey, dependendo da gravidade do caso, o tratamento pode ser aplicado com corticosteroides, medicamentos moduladores do sistema imunológico ou terapia com luz ultravioleta.
Está a fim de conhecer todas as nossas dicas? Acompanhe o dia a dia do FC Espaço Lounge em nosso Instagram.