Causado pela exposição excessiva de sol, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e no mundo. Estima-se que por ano no Brasil ocorrem mais de 175 mil casos.
Em sua grande maioria o câncer é curável, ele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é bem raro entre crianças e negros.
O que é?
Câncer de pele é um tumor que atinge a pele. A causa dessa doença se deve ao crescimento descontrolado e anormal das células que compõem a pele. Existem dois tipos :
Melanoma: é considerado um tumor maligno e é menos frequente que outros tumores. Ele tem origem nas células produtoras de melanina (melanócitos), substância que determina a cor da pele. Devido a isso, costumam se manifestar em forma de pintas ou manchas de cor escura.
O melanoma tem o pior prognóstico e a maior taxa de mortalidade, é o tipo mais agressivo, pois existe a possibilidade de provocar metástase. Entretanto, se a doença for descoberta no início as chances de cura são em torno de 90%.
As principais causas são exposição intensa ao sol e hereditariedade. Pessoas com a pele mais clara correm mais riscos. O câncer de pele melanoma aparece em qualquer parte do corpo.
Os principais sintomas são o aparecimento de pintas escuras acompanhada de coceira e descamação. Também pode ocorrer um aumento no tamanho, alteração na cor e na forma da lesão.
Não melanoma: É o tipo mais comum, tem baixa mortalidade, porém seus números são altos. As chances de cura são bem altas, mas se não forem cuidadas adequadamente podem deixar mutilações expressivas.
O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo destruir essas estruturas.
Suas causas se devem a exposição solar, histórico familiar ou pessoal, idade e imunidade fraca. E seus sintomas são manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram.
O câncer não melanoma possui 2 tipos: carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide.
Como se prevenir?
Alguns cuidados básicos são fundamentais para evitar a doença:
- Evitar o sol entre 10h e 16h;
- Não fazer bronzeamento artificial;
- Usar protetor solar de no mínimo fator 30;
- Reaplicar o protetor de 2 em 2 horas;
- Utilizar chapéu, bonés ou roupas compridas;
- Hidratar a pele.
Dica do FC Espaço Lounge
Muita mulheres tem dúvidas sobre a maquiagem funcionar também como proteção para pele, muitos produtos já vem com proteção para raios ultravioletas. A maquiagem pode ser mais uma camada de proteção para a pele, mas não deve ser considerada isoladamente. Ou seja, o uso do protetor é indispensável.
Está a fim de conhecer todas as nossas dicas? Acompanhe o dia a dia do FC Espaço Lounge em nosso Instagram. Siga todas as dicas da Drª Fabiane Cosendey.