Problemas na pele costumam afetar e muito a qualidade de vida e autoestima das pessoas. Como o melasma, em que manchas de tom amarronzadas aparecem na pele.
O melasma é um grande inimigo de quem deseja ter uma pele uniforme e iluminada, ele atinge principalmente as mulheres.
O que é Melasma?
O melasma é um distúrbio de pigmentação caracterizado pelo surgimento de manchas na pele de tom amarronzado devido a concentração de melanina.
Normalmente, ele aparece em áreas como o bochecha, testa e buço, porém ele também pode aparecer em outras áreas do corpo.
O melasma é considerado uma doença crônica e recorrente. Apenas 10% dos homens são afetados, ela é mais comum em mulheres em fase reprodutiva, entre 20 e 50 anos.
Existem três categorias de melasma, e determinar o seu tipo é fundamental para o tratamento:
Epidérmica: atinge a camada mais superficial da pele;
Dérmica: ocorrem manchas na derme superficial e profunda;
Mista: caracterizada pelo surgimento de marcas na epiderme e derme.
Fatores de risco
Alguns fatores podem desencadear a doença, como a exposição ao sol e ao calor, principalmente sem a proteção de filtro solar. Essa exposição também é responsável pela reincidência do melasma. Podemos citar também a má alimentação, que leva ao estresse oxidativo.
São mais vulneráveis a essa doença as mulheres hispânicas. Mulheres grávidas também são afetadas, pois esse é um período no qual existem alterações hormonais que estimulam a atividade dos melanócitos (células produtoras de melanina).
Tratamentos
O tratamento pode variar de acordo com a gravidade do caso, mas a principal orientação é a proteção contra os raios ultravioleta e a luz visível. O profissional mais indicado para tratar e diagnosticar o melasma é o dermatologista.
Há diversas formas para clarear o melasma, os principais tratamentos são os peelings, microagulhamento, radiofrequência microagulhada e intradermoterapia. É necessário que haja uma rotina de cuidados preventivos para melhores resultados. Para impedir que a doença retorne deve haver um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.
Dica do FC Espaço Lounge
Embora o tratamento para o melasma seja eficaz, não se pode descuidar em nenhum momento, nem mesmo no inverno.
Nessa época do ano, as pessoas acham que é desnecessário o uso de filtro solares. E é aí que elas se enganam, no inverno a incidência de raios solares é menor, porém ainda assim estamos expostos. Então cuidem-se.
Está a fim de conhecer todas as nossas dicas? Acompanhe o dia a dia do FC Espaço Lounge em nosso Instagram. Siga todas as dicas da Drª Fabiane Cosendey.