A acne é um processo inflamatório das glândulas sebáceas e nos folículos pilossebáceos, muito frequente na adolescência, porém, também pode ocorrer na fase adulta, principalmente em mulheres.
Os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo surgimento da Acne. Além da disbiose intestinal e doenças endócrinas.
Esse excesso de oleosidade deixa os poros obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias. Quando há uma obstrução de folículo piloso na pele, isso resulta em um comedão (cravo), quando existe inflamação, chamamos de espinha.
A doença normalmente aparece em peles oleosas, de caráter hereditário ou adquirido, e pode ser desenvolvida em qualquer idade e em ambos os sexos.
Essa lesão normalmente aparece em áreas como rosto, pescoço, peito, costas e ombros.
Cuidados para evitar a acne
De acordo com a dermatologista Fabiane Cosendey, listamos alguns dos principais cuidados que devemos tomar para evitar e tratar o aparecimento das tão temidas acnes:
- Evite alimentos que favoreçam o aparecimento da acne: comidas gordurosas e frituras, por exemplo, aumentam a oleosidade na pele, pois estimulam a produção das glândulas sebáceas;
- Evitar o estresse: O cortisol, hormônio liberado pelo organismo em momentos de estresse, pode predispor a acne;
- Evitar alguns medicamentos: Como Complexo B, Corticoide, entre outros;
- Tenha uma rotina de cuidados com pele: Faça limpezas com produtos indicados pelo dermatologista, como sabonetes e espumas. Ela irá ajudar a controlar a produção de sebo;
- Remover a maquiagem: O uso de maquiagem ajuda a obstruir os poros e acaba aumentando a produção de óleo;
- Não esprema suas espinhas: Nossas mãos e unhas são cheias de bactérias, ao espremê-las é possível agravar a infecção, além de estimular o aparecimento de manchas e cicatrizes;
- Cuidado com receitas caseiras: Procure sempre a opinião de um profissional da área, pois utilizar produtos e ingredientes caseiros sem nenhum tipo de orientação pode irritar a sua pele, causar alergias e manchas.
- Use protetor solar: a exposição a radiação UVB e UVA pode promover o aparecimento de manchas nos locais das lesões;
Qual o melhor tratamento para a Acne?
Antes de fazer uso de qualquer medicamento, é extremamente importante o diagnóstico do dermatologista. Vale lembrar que a acne pode ser confundida com algumas doenças, como a rosácea, entre outras.
A dermatologista Fabiane Cosendey recomenda que a acne seja tratada o mais precocemente possível. Seu controle é recomendado não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da sua pele, evitar transtornos psicológicos e cicatrizes aparentes, difíceis de corrigir na fase adulta.
Após o diagnóstico correto, de acordo com o grau da acne, o dermatologista vai indicar o tratamento mais eficiente, podendo ser tópico, oral, peeling, led e laser..
Dica FC Espaço Lounge
Está a fim de conhecer todas as nossas dicas? Acompanhe o dia a dia do FC Espaço Lounge em nosso Instagram.