A medicina ortomolecular é uma terapia que auxilia em diversas áreas da saúde e tem como objetivo ajudar no tratamento de doenças e promover o bem-estar.
Cada vez mais as pessoas vêm tentando manter um estilo de vida mais saudável, diminuindo o uso de medicamentos e produtos industrializados e procurando também por novas alternativas medicinais.
Dentro desse conceito, vamos nos aprofundar na medicina ortomolecular, uma área que vem crescendo e ganhando bastante destaque.
O que é?
A medicina ortomolecular busca encontrar anormalidades orgânicas ou psíquicas dos seus pacientes. O objetivo da terapia é equilibrar e restabelecer as quantidades de nutrientes do organismo, de modo que os radicais livres sejam neutralizados.
Acredita- se que as causas para essas anomalias estão relacionadas ao desequilíbrio de vitaminas, nutrientes e hormônios presentes em nosso organismo.
Nosso corpo produz naturalmente esses radicais, porém quando há um excesso, ocorre um desequilíbrio químico que está relacionado com o envelhecimento celular e inúmeras doenças.
Uma parte dos radicais que o nosso corpo produz tem o objetivo de protegê-lo de invasores que causam infecções, outra parte acaba vagando em nosso organismo, o que causa uma oxidação dos tecidos e modifica o núcleo das células.
E é aí que a medicina ortomolecular entra, pois ela visa detectar e corrigir esse desequilíbrio das funções celulares antes que as doenças se desenvolvam.
Como funciona?
Quando comemos, os alimentos soltam pequenos pedaços (moléculas) que são denominados de radicais livres, alguns desses alimentos, não são completamente digeridos ou absorvidos pelo organismo.
Em contato com as células eles são oxidados, o que significa que reagem com o oxigênio, assim gerando um processo de desgaste dentro das organelas celulares.
Para reequilibrar o organismo, através da medicina ortomolecular, existem algumas opções como a reeducação alimentar e a mudança de hábitos.
Reeducação alimentar: É feita a substituição de alimentos calóricos e pouco nutritivos por comidas mais saudáveis. Substitui alimentos industrializados por alimentos naturais e orgânicos.
Podemos incluir na dieta suplementos, como vitaminas, aminoácidos e outros alimentos fitoterápicos.
Para o sucesso da dieta é necessário, não só trocar os alimentos, é preciso também se atentar a quantidade que será ingerida. Além disso, uso de vitaminas antioxidantes é essencial para o funcionamento saudável do organismo.
Mudança de hábitos: Fazer exercícios, se alimentar em horários regulares e pré-definidos, evitar ingerir bebidas alcoólicas e cigarro, dormir bem, entre outras práticas.
A dermatologista ortomolecular e médica integrativa Fabiane Cosendey, do Espaço Lounge FC recomenda que para iniciar o tratamento é fundamental falar com um profissional da área, pois existe uma dieta adequada para cada pessoa, tendo em vista que cada indivíduo possui necessidades nutricionais especiais e únicas.
A medicina ortomolecular se preocupa em adotar uma vida saudável como um todo, e considera que manter uma rotina saudável é essencial para o seu bem-estar e saúde.
Dica FC Espaço Lounge
Está a fim de conhecer todas as nossas dicas? Acompanhe o dia a dia do FC Espaço Lounge em nosso Instagram.