Cromoterapia: entenda o poder das cores

A cromoterapia é ciência natural e holística que utiliza as cores como meio terapêutico para o tratamento de algumas condições físicas e emocionais.

A cromoterapia teve início no Egito, essa civilização já utilizava a luz solar em prol do benefício humano e acreditava no poder das cores. Eles usavam pedras preciosas, cristais, cores, mantras, aromas e doação de energia pelas mãos como forma de curar doenças.

Porém foi na Grécia, que deram início as práticas de cromoterapia. Tanto que a palavra tem origem no grego Kromus = Cor e Terapheia = Tratamento.

O que é?

Podemos definir a cromoterapia como a técnica, que por intermédio das cores, busca o equilíbrio e a harmonia entre o corpo, nossas emoções e mente.

Cada cor atua em um chakra ou em algum órgão do corpo e tem uma função terapêutica especifica, quando acionadas, as cores impactam fortemente nessas áreas, restabelecendo ou energizando tudo que está em desequilíbrio ou bloqueado no corpo. 

Como funciona?

As cores possuem grande influência em nossa vida e personalidade, através desse conceito a cromoterapia tem como base as sete cores do arco-íris (amarelo, azul, laranja, índigo, verde, violeta e vermelho) e também a cor rosa.

Cada cor apresenta uma vibração e capacidade energética terapêutica diferente, que auxiliam a propagar efeitos curativos ou calmantes em determinado ponto específico.

De acordo com a Dra. Fabiane Cosendey normalmente utiliza-se mais de uma cor no tratamento, tudo irá depender do problema da pessoa e também do ponto do corpo que será explorado.

Esse tratamento possui uma aplicação abrangente, ele auxilia em dores musculares, depressão, efeitos colaterais do câncer, entre outros.

Significado das cores:

Amarelo: É uma cor alegre, que contribui para elevar a criatividade e melhorar o humor. É a cor que estimula o intelecto e o sistema nervoso central. Está ligada ao chakra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.

Área de atuação: olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos.

Azul: É indicada nos casos de insônia e estresse, pois traz paz, calma, serenidade e paciência. Corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal.

Área de atuação: baixa a pressão arterial, tem função analgésica.

Laranja: É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora, é restauradora e regeneradora, ajuda na recuperação emocional. Corresponde ao chakra umbilical, que comanda as ações relacionadas com o sexo. Influencia o processo de tomar decisões.

Área de atuação: rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo

Índigo: Ajuda a equilibrar as energias e trabalha a intuição, além de contribuir para a limpeza e purificação de ambientes. Corresponde ao chakra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso.

Área de atuação: purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante.

Verde: Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma. Ela simboliza a natureza, renovação, esperança e saúde. Representa o chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório.

Área de atuação: problemas cardíacos, dores de cabeça, insônias, etc.

Vermelho: É a cor das paixões, conquistas e sexualidade. O vermelho está ligado ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral.

Área de atuação: ativa a circulação

Violeta: É uma cor muito espiritual e mística, ajuda quem está desequilibrado emocionalmente e descrente. O chakra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.

Área de atuação: acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infeções e inflamações 

Dica FC Espaço Lounge

Está a fim de conhecer todas as nossas dicas? Acompanhe o dia a dia do FC Espaço Lounge em nosso Instagram.


Leave a Reply