A medicina ayurvédica é uma terapia indiana milenar que está se popularizando no Brasil por apresentar propostas de alimentação mais equilibrada e por propor restabelecer o bem-estar físico e emocional.
Para entendermos o conceito das técnicas da ayurveda, é preciso esquecer tudo o que aprendemos com a medicina ocidental sobre saúde, doença e cura. O foco dessa terapia é o corpo, a mente e alma.
Tudo o que conhecemos sobre o uso de remédios e as especialidades médicas não se aplicam nesse sistema de saúde..
Entenda mais sobre o conceito
O ayurveda significa “ciência da vida” e com essa filosofia ela une bem-estar e saúde. O meio em que vivemos é permeado por energias e nosso corpo e mente são afetados por elas.
Quando levamos um boa vida, essas energias fluem de uma maneira positiva. Agora quando problemas emocionais, hábitos ruins, má alimentação e traumas acontecem, eles tendem a desequilibrar essa energia.
Conforme mais essas energias se desequilibram, maior é o acúmulo de toxinas. E com essas toxinas surgem as doenças físicas e emocionais.
O ayurveda afirma que tudo no universo é formado pelos cinco elementos básicos da natureza: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. E o nosso corpo também é influenciado por eles que, em duplas, formam os doshas.
O que são os doshas?
Na medicina ayuvérdica acredita-se que cada característica física ou de personalidade de uma pessoa é devido ao seu dosha. Todos nós carregamos os três doshas existentes, porém em proporções diferentes. Ao nascermos, os doshas estão em equilíbrio, mas ele mudam de acordo com a vida que levamos. São eles:
Vata (espaço e ar): São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas.
Kapha (terra e água): Combinação que está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas.
Pitta (fogo e água): Indivíduos desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muita sede. Tendem a ser ativos e críticos.
Como é feita?
Essa terapia utiliza técnicas como massagens, técnicas corporais, aromaterapia, fitoterapia, yoga, alimentação e cura através de plantas e objetos da natureza. Conheça algumas técnicas:
Fitoterapia: É o uso de plantas medicinais, em geral, são usadas ervas, sementes e raízes com o objetivo de tratar doenças e alterações;
Ioga: A prática de meditação, respiração e posturas é recomendada como parte de uma rotina saudável.
Alimentação: Dieta que tem o intuito de harmonizar o corpo, com alimentos frescos e de fácil digestão, apropriados para cada pessoa. O conceito é mais ou menos, você é aquilo que você come, pois tudo que consumimos tem impacto direto em nosso corpo;
Massagens: Tem o intuito de promover o bem estar, relaxamento, flexibilidade e circulação sanguínea. Além de auxiliar na dispersão de toxinas, estimula a função do trato gastrointestinal, aumenta a circulação sanguínea e linfática e equilibra o sistema nervoso.
São várias as técnicas feitas com massagens e manobras corporais;
Purificações: Com o objetivo de equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam aquilo que não foi digerido corretamente e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias.
Está a fim de conhecer todas as nossas dicas? Acompanhe o dia a dia do FC Espaço Lounge em nosso Instagram. Siga todas as dicas da Drª Fabiane Cosendey.