Podemos dizer que a Nutrigenética é o estudo de como o corpo responde a certos nutrientes, com base em um determinado perfil genético.
Cada vez mais, as pessoas buscam ter uma vida equilibrada e saudável em termos de alimentação. Devido a isso, existe um grande interesse em se aprofundar no assunto e entender a relação entre alimento e saúde em nível molecular.
Nutrigenética
Estudos recentes comprovam que nem todas as pessoas correspondem da mesma maneira ao mesmo hábito alimentar. A Nutrigenética estuda como a constituição genética de uma pessoa afeta sua resposta à dieta.
A partir de um estudo sobre o sequenciamento do genoma (conjunto de todo material genético presente nas células – DNA), foi possível descobrir todos os genes presentes no DNA humano. Este processo permitiu a constatação de que os genes e proteínas não funcionam isoladamente, e sim em conjunto com os nutrientes provenientes da dieta.
Os avanços com a descoberta da nutrigenética são de fundamental importância para se desenvolver soluções dietéticas personalizadas, com o objetivo de se reduzir o risco de doenças e melhorar a saúde.
Como funciona?
Inicialmente é preciso realizar um teste genético, com o propósito de identificar quais alimentos são ideais e quais devem ser eliminados da sua dieta.
Os testes de nutrigenética tem como premissa que seu perfil genético é capaz de direcionar a escolha dos melhores alimentos para você. Esse direcionamento ajuda a promover saúde e prevenir o aparecimento de doenças crônicas como obesidade e diabetes.
Através desse mapeamento genético, identificamos alterações que interferem na maneira como o corpo responde às atitudes, incluindo o padrão alimentar e o nível de atividade física.
Dessa forma, o Perfil Nutrigenético pode indicar o risco de uma pessoa desenvolver determinada doença ou condição de saúde, e ainda auxiliar os profissionais da área na tomada de decisões terapêuticas ou preventivas.
Por que é importante saber o meu perfil?
Para a Dra. Fabiane Cosendey, identificar o seu perfil genético é de suma importância para permitir a possibilidade de uma abordagem personalizada. Sendo possível, receitar dietas com um maior equilíbrio nutricional.
Obter essas informações tão específicas sobre cada paciente, pode ajudar a promover mudanças mais significativas no cotidiano e, assim, gerar maior qualidade vida.
O grande objetivo dessa dieta é conseguir identificar fatores genéticos que irão influenciar no risco do surgimento de doenças crônicas relacionadas à alimentação.
Dica FC Espaço Lounge
Está a fim de conhecer todas as nossas dicas? Acompanhe o dia a dia do FC Espaço Lounge em nosso Instagram.